domingo, 16 de janeiro de 2011

turismo sustentável.

turismo-capa
O programa prevê investimentos em produtos naturais nativos/Foto: Jefferson Rudy/MMA

Os turistas que vierem assistir os jogos da Copa do Mundo de 2014 encontrarão diversos produtos da sociobiodiversidade brasileira em vitrines e cardápios da rede hoteleira. Um projeto do governo federal e do Sebrae selecionou 125 pequenos empreendedores, quilombolas, povos tradicionais e indígenas para investimentos em produtos nativos.

A parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, da Agricultura e o Sebrae faz parte do Programa Copa Orgânica. Entre os escolhidos, 46 envolvem produções extrativistas e vão compor cestas chamadas amenities, com produtos de uso pessoal, como essências, sabonetes e artesanatos, oferecidos aos hóspedes ou comercializados nos hotéis.

Os projetos foram selecionados por edital e o resultado final está previsto para sair em fevereiro. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, os recursos injetados em cada empreendimento dependem do tamanho das iniciativas, não implicando em repasse direto. No decorrer do investimento, os projetos receberão assistência técnica, capacitação e apoio dos órgãos envolvidos para se tornarem atrativos ao mercado.

O objetivo é incentivar a exportação desses produtos e divulgar a biodiversidade do país. Para a diretora do Departamento de Extrativismo, cláudia Calório, o apelo social é forte, pois vai capacitar os pequenos produtores a conquistar novos nichos de mercado para uma produção sustentável. "Este tipo de projeto preserva a natureza e garante emprego e renda para os povos que vivem da sociobiodiversidade, sem derrubar as florestas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário