domingo, 15 de agosto de 2010

descripción:

O Turismo é um dos setores econômicos que mais cresce no mundo, e sua cadeia tem grande impacto ecológico e sócio-cultural. Portanto, o planejamento do turismo sustentável refere-se a um turismo brando, suave, qualitativo, responsável, que prevê uma visão administrativa moderna, com uma lucratividade reduzida, porém contínua por longos anos e uma postura responsável diante do meio ambiente que envolve ambiente físico e social. O turismo feito de forma responsável, promove a sustentabilidade da região.

É necessário uma mudança de mentalidade dos turistas que podem buscar no turismo um campo de aprendizado e experiências, uma forma de enriquecimento interior, de compreensão mútua, de solidariedade, podendo ser visto não só como uma procura por prazer e como uma maneira de fuga da realidade cotidiana, mas como um desejo compartilhado e profundo de conhecer os outros, com a possibilidade recíproca de conhecer a sí mesmo. Uma mudança mais ampla no ser humano, buscando muito mais .
TURISMO E MEIO AMBIENTE: IMPACTOS AMBIENTAIS E SUSTENTABILIDADE

Impactos ambientais negativos

O Turismo e o Meio Ambiente possuem uma estreita relação de dependência. Toda atividade turística necessita de um ambiente para acontecer, e esse ambiente seja ele natural ou não, sofre um processo de descaracterização em seu cenário natural pela ação humana.

Como afirma (Cooper et.al.,2007 p. 210) " Assim que a atividade turística ocorre, o ambiente é inevitavelmente modificado, seja para facilitar o turismo, seja através do processo de produção do turismo". A natureza é essencial para o desenvolvimento da atividade turística, e sem dúvida desperta fascínio nas pessoas, que buscam no contato com a mesma, recuperar suas energias e aliviar as tensões do dia a dia.

De acordo com (Ferreira 2008 apud Cruz, 2003) com o grande aumento da indústria turística, houve a necessidade de aumentar e instalar a infra-estrutura; como os meios de hospedagens, restaurantes, saneamento básico, etc., de forma inadequada sem saber os seus efeitos sobre o ambiente local.

De acordo com (Dias et.al.,1999) A estreita relação entre os projetos turisticos e a qualidade do meio ambiente faz com que os impactos ambientais negativos destes empreendimentos causem a degradação dos mesmos ambientes, dos quais depende o exito dos projetos, reduzindo os seus benefícios.

A atividade turística vem ocasionando impactos danosos ao meio ambiente, principalmente no que se refere às zonas litorâneas cada vez mais procuradas por turistas, no qual acabam por desencadear uma corrida pela expansão imobiliária, destacando a presença de grandes empreendimentos turísticos na costa, através do uso e ocupação de maneira desordenada trazendo consigo danos irreversíveis ao meio ambiente.

Mas apesar de todos os problemas causados por uma atividade turística mal planejada, não podemos atribuir ao turismo todos os danos causados ao meio ambiente, pois nem só de impactos negativos vive o turismo ele também tem seus impactos positivos como poderemos observar a seguir.

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/20115/1/TURISMO-E-MEIO-AMBIENTE-IMPACTOS-AMBIENTAIS-E--SUSTENTABILIDADE/pagina1.html#ixzz0wi69ULBc