sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Irã começa a mudar sentenças de apedrejamento para enforcamento, diz jornal

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A Justiça do Irã passou a modificar sentenças de morte por apedrejamento para enforcamento após a grande repercussão do caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, uma iraniana de 43 anos, mãe de dois filhos, que foi inicialmente condenada a morrer pela primeira forma, informou o jornal britânico The Guardian.

Até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se envolveu na história de Sakineh e o Brasil solicitou formalmente às autoridades iranianas que liberassem a mulher para o país, algo negado por Teerã. Lula justificou sua posição no caso, justamente ao apontar a crueldade desta forma de morte.

O Guardian cita os casos de Mariam Ghorbanzadeh, de 25 anos, que estava grávida de seis meses e sofreu um aborto na prisão de Tabriz, onde está Sakineh, após agressões, de acordo com o Guardian. O jornal informa que inicialmente condenada por adultério e à morrer apedrejada, a forma de execução foi trocada para o enforcamento.

OFICINA ABORDA O TERROR E O SUSPENSE NO ROTEIRO DE CINEMA

Na primeira aula do curso de roteiro para séries e seriados, na Escola São Paulo, na capital paulista, Claudio Nigro entrou na sala com a boca selada poruma fita adesiva. Queria ressaltar para os alunos a importância do diálogo no roteiro para os gêneros, mostrando o funcionamento de séries como Lost, Dr.House, Sex and the city, Desperate Housewives e Friends – "séries de Tv de nova geração", na definição do próprio roteirista. Conquistou a atenção da turma através da irreverência, do fator surpresa e do suspense.



Este ano, é a segunda vez que retorna à Bahia. Na agenda não consta a oficina para séries e seriados, mas uma outra tão curiosa e incitante, seguindo o boom explosivo da saga dos vampiros na telona: Oficina de Roteiro – O suspense no cinema, com base no eixo dos gêneros policial-terror-suspense. Quem acompanhou a repercussão das aulas na Escola São Paulo, já espera ansioso para compreender os elementos cinematográficos e narrativos na construção de um roteiro daquilo que se define amplamente como "cinema de suspense". "Não é por acaso", diz o roteirista, "que se define o cinema como a imagem em movimento. Nessa oficina os alunos podem aprender a construir um alfabeto de imagens e uma gramática cinematográfica que se comunique com o público de maneira direta e eficaz", garante Nigro.



O curso acontece de 16 a 20 de agosto, na Faculdade 2 de Julho, em Salvador, das 19 às 22 horas. O público terá a oportunidade de aprender a falar através das enquadraturas e da fotografia cinematográficas e a como construir o roteiro de um thriller, de um noir, e de um filme de terror. "Hoje em dia, nós consideramos thriller a evolução genética do que há vinte ou trinta anos atrás era conhecido simplesmente como filme policial. Uma das diferenças básicas é que, além de caçar o bandido, como acontecia antes, o mocinho agora corre risco de vida. Essa que parece uma simples mudança, revolucionou a história do filme policial, e criou uma série de reviravoltas espetaculares na estrutura narrativa de um filme onde o caçador é ao mesmo tempo caçado pelo vilão", explica.



Fazem parte do conteúdo do curso: Mecanismos narrativos típicos – truques e segredos para criar suspense e tensão; a diferença entre a estrutura policial e o thriller americano; o que é um filme noir; símbolos e arquétipos do terror; inovações do gênero; do trash à sofisticada mitologia dos vampiros.



Nessa estada em Salvador, Nigro também participa do Irradiar, projeto de democratização visual, concebido por Orlando e Conceição Senna, no qual jovens das classes C, D e E são capacitados para desenvolverem roteiros audiovisuais, com foco em televisão, internet e jogos eletrônicos. O Irradiar acontece em quatro estados do Brasil e em Salvador está na quarta etapa, com as aulas de Nigro sobre Formatos para Tv.



Ligado ao cinema, à televisão e à arte contemporânea, formado em Direção Cinematográfica pela Nuova Università del Cinema e Della Televisione, uma divisão da Cinnecitá, doutor em Literatura Comparada pela Universidad de La Sapienza (Itália), com uma tese interdisciplinar - Estética e Literatura Comparada, Claudio Nigro é um daqueles agitadores culturais que atravessam o mundo levando novidades de um país para outro. Sua experiência no campo das artes e do cinema levaram o brasileiro radicado na Itália a conhecer inúmeros artistas de peso internacional, como, por exemplo, Bernardo Bertolucci, a quem Claudio se refere como grande mestre; o tenso diretor de Olhos de Serpente, Abel Ferrara; o prêmio Pulitzer, Michael Cunnighan - autor de As Horas; e a maior musa do cinema italiano, Sofia Loren. Entre os admiradores italianos de Claudio Nigro, está o escritor Elio Pecora, íntimo amigo do falecido gênio, Pier Paolo Pasolini.



Entre 1999 e 2000, Nigro foi roteirista do canal italiano RAI UNO, fazendo parte do grupo de criadores da soap opera Ricominciare. Em 2003, trabalhou na Holanda, como script editor do documentário Café Tortoni (Discovery Channel 2003), documentário sobre o tango dirigido por Charles Leuwenkamp (conhecido diretor excomungado pelo Vaticano, devido a um documentário nos anos 70 sobre a Igreja de Roma). Foi selecionado entre 12 profissionais, para participar das concorridas e famosas aulas especializadas de roteiro, com autores e script-doctors como Syd Field, Linda Seger, Jean-Claude Carrière, Ugo Pirro (autor do filme Indagini su un cittadino al di sopra di ogni sospetto, Oscar de melhor filme estrangeiro 1970). Na Bahia, roteirizou o curta-metragem Corneteiro Lopes, que recebeu o prêmio Fernando Coni Campos. Desde 2002, leciona cursos de roteiro e de teoria artístico-culturais entre Brasil e Itália nas mais diversas escolas e instituições, como a produtora baiana X-Filmes, a Casa de Cinema da Bahia, Escola São Paulo e a própria Universidade La Sapienza, onde se formou.





SERVIÇO:



OFICINA DE ROTEIRO – O SUSPENSE NO CINEMA (TERROR, POLICIAL E SUSPENSE)

QUANDO: 16 a 20 de agosto

HORÁRIO: 19 às 22 horas

ONDE: Mini-auditório da Faculdade 2 de Julho

INVESTIMENTO: R$ 250,00 (Entrada + cheque para 30 dias)

INSCRIÇÕES ABERTAS pelo e-mail oficinascasadecinema@...

INFORMAÇÕES: (71) 9916-1616 begin_of_the_skype_highlighting (71) 9916-1616 end_of_the_skype_highlighting Carollini Assis / (71) 8288-5132 begin_of_the_skype_highlighting (71) 8288-5132 end_of_the_skype_highlighting Ximena Oliveira /

(71) 3266-1243 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3266-1243 end_of_the_skype_highlighting Casa de Cinema da Bahia

tam&$LAN

* Manchetes

* TAM e LAN formam gigante na aviação da América Latina

Reuters - SÃO PAULO/SANTIAGO (Reuters) - As companhias aéreas TAM, do Brasil, e LAN, do Chile, anunciaram nesta sexta-feira acordo para unir as empresas e formar uma gigante na aviação na América Latina, com receita anual de 8,5 bilhões de dólares e fôlego para competir globalmente. veja mais no R7.COM

ENEM VAI CUSTAR R$160 milhoes ao gov.feral

O custo total do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai ser de aproximadamente R$ 160 milhões, segundo fontes do MEC (Ministério da Educação) ouvidas pelo R7. A previsão equivale ao número de inscritos no exame (4,6 milhões) multiplicado pelo valor da taxa (R$ 35). Oficialmente, a planilha de gastos da prova ainda não está fechada.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, confirmou a previsão nesta sexta-feira (13), durante a inauguração do novo prédio da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em São José dos Campos (interior de SP). Ele ressaltou, no entanto, que "o custo pode ser um pouco maior" porque o preço da taxa do Enem está estagnado há anos.

Fogo destrói florestas e fazendas no Pará

As florestas de cinco fazendas do sul do Pará estavam ardendo em chamas nesta sexta-feira (13). Os fazendeiros acusam invasores sem terra de provocar os incêndios para forçar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) a desapropriá-las. Em Santana do Araguaia, três mil hectares da fazenda Cristalino foram consumidos pelo fogo. Em outra área do município, que faz fronteira com o Estado de Mato Grosso, grandes extensões de mata foram queimadas nas fazendas Vitória Régia, Ouro Verde e Quixadá. Em Marabá, o incêndio atinge 4,8 mil hectares da fazenda Pioneira, 1.500 dos quais foram completamente destruídos.

Os incêndios estão prejudicando o pouso e decolagem de pequenos aviões. Milhares de cabeças de gado estão sendo removidas pelos fazendeiros de uma fazenda para outra. A fumaça também coloca em risco o tráfego de veículos pelas estradas da região. O corpo de bombeiros de Marabá não possui estrutura para combater os incêndios. O fazendeiro Luiz Ernani Bastos foi um dos atingidos.