sexta-feira, 13 de agosto de 2010

OFICINA ABORDA O TERROR E O SUSPENSE NO ROTEIRO DE CINEMA

Na primeira aula do curso de roteiro para séries e seriados, na Escola São Paulo, na capital paulista, Claudio Nigro entrou na sala com a boca selada poruma fita adesiva. Queria ressaltar para os alunos a importância do diálogo no roteiro para os gêneros, mostrando o funcionamento de séries como Lost, Dr.House, Sex and the city, Desperate Housewives e Friends – "séries de Tv de nova geração", na definição do próprio roteirista. Conquistou a atenção da turma através da irreverência, do fator surpresa e do suspense.



Este ano, é a segunda vez que retorna à Bahia. Na agenda não consta a oficina para séries e seriados, mas uma outra tão curiosa e incitante, seguindo o boom explosivo da saga dos vampiros na telona: Oficina de Roteiro – O suspense no cinema, com base no eixo dos gêneros policial-terror-suspense. Quem acompanhou a repercussão das aulas na Escola São Paulo, já espera ansioso para compreender os elementos cinematográficos e narrativos na construção de um roteiro daquilo que se define amplamente como "cinema de suspense". "Não é por acaso", diz o roteirista, "que se define o cinema como a imagem em movimento. Nessa oficina os alunos podem aprender a construir um alfabeto de imagens e uma gramática cinematográfica que se comunique com o público de maneira direta e eficaz", garante Nigro.



O curso acontece de 16 a 20 de agosto, na Faculdade 2 de Julho, em Salvador, das 19 às 22 horas. O público terá a oportunidade de aprender a falar através das enquadraturas e da fotografia cinematográficas e a como construir o roteiro de um thriller, de um noir, e de um filme de terror. "Hoje em dia, nós consideramos thriller a evolução genética do que há vinte ou trinta anos atrás era conhecido simplesmente como filme policial. Uma das diferenças básicas é que, além de caçar o bandido, como acontecia antes, o mocinho agora corre risco de vida. Essa que parece uma simples mudança, revolucionou a história do filme policial, e criou uma série de reviravoltas espetaculares na estrutura narrativa de um filme onde o caçador é ao mesmo tempo caçado pelo vilão", explica.



Fazem parte do conteúdo do curso: Mecanismos narrativos típicos – truques e segredos para criar suspense e tensão; a diferença entre a estrutura policial e o thriller americano; o que é um filme noir; símbolos e arquétipos do terror; inovações do gênero; do trash à sofisticada mitologia dos vampiros.



Nessa estada em Salvador, Nigro também participa do Irradiar, projeto de democratização visual, concebido por Orlando e Conceição Senna, no qual jovens das classes C, D e E são capacitados para desenvolverem roteiros audiovisuais, com foco em televisão, internet e jogos eletrônicos. O Irradiar acontece em quatro estados do Brasil e em Salvador está na quarta etapa, com as aulas de Nigro sobre Formatos para Tv.



Ligado ao cinema, à televisão e à arte contemporânea, formado em Direção Cinematográfica pela Nuova Università del Cinema e Della Televisione, uma divisão da Cinnecitá, doutor em Literatura Comparada pela Universidad de La Sapienza (Itália), com uma tese interdisciplinar - Estética e Literatura Comparada, Claudio Nigro é um daqueles agitadores culturais que atravessam o mundo levando novidades de um país para outro. Sua experiência no campo das artes e do cinema levaram o brasileiro radicado na Itália a conhecer inúmeros artistas de peso internacional, como, por exemplo, Bernardo Bertolucci, a quem Claudio se refere como grande mestre; o tenso diretor de Olhos de Serpente, Abel Ferrara; o prêmio Pulitzer, Michael Cunnighan - autor de As Horas; e a maior musa do cinema italiano, Sofia Loren. Entre os admiradores italianos de Claudio Nigro, está o escritor Elio Pecora, íntimo amigo do falecido gênio, Pier Paolo Pasolini.



Entre 1999 e 2000, Nigro foi roteirista do canal italiano RAI UNO, fazendo parte do grupo de criadores da soap opera Ricominciare. Em 2003, trabalhou na Holanda, como script editor do documentário Café Tortoni (Discovery Channel 2003), documentário sobre o tango dirigido por Charles Leuwenkamp (conhecido diretor excomungado pelo Vaticano, devido a um documentário nos anos 70 sobre a Igreja de Roma). Foi selecionado entre 12 profissionais, para participar das concorridas e famosas aulas especializadas de roteiro, com autores e script-doctors como Syd Field, Linda Seger, Jean-Claude Carrière, Ugo Pirro (autor do filme Indagini su un cittadino al di sopra di ogni sospetto, Oscar de melhor filme estrangeiro 1970). Na Bahia, roteirizou o curta-metragem Corneteiro Lopes, que recebeu o prêmio Fernando Coni Campos. Desde 2002, leciona cursos de roteiro e de teoria artístico-culturais entre Brasil e Itália nas mais diversas escolas e instituições, como a produtora baiana X-Filmes, a Casa de Cinema da Bahia, Escola São Paulo e a própria Universidade La Sapienza, onde se formou.





SERVIÇO:



OFICINA DE ROTEIRO – O SUSPENSE NO CINEMA (TERROR, POLICIAL E SUSPENSE)

QUANDO: 16 a 20 de agosto

HORÁRIO: 19 às 22 horas

ONDE: Mini-auditório da Faculdade 2 de Julho

INVESTIMENTO: R$ 250,00 (Entrada + cheque para 30 dias)

INSCRIÇÕES ABERTAS pelo e-mail oficinascasadecinema@...

INFORMAÇÕES: (71) 9916-1616 begin_of_the_skype_highlighting (71) 9916-1616 end_of_the_skype_highlighting Carollini Assis / (71) 8288-5132 begin_of_the_skype_highlighting (71) 8288-5132 end_of_the_skype_highlighting Ximena Oliveira /

(71) 3266-1243 begin_of_the_skype_highlighting (71) 3266-1243 end_of_the_skype_highlighting Casa de Cinema da Bahia

Um comentário:

  1. Mamy meu amor é um prazer passar aqui no seu blog e ler suas postagens sempre bem informativas e atuais adoro continue sempre assim.
    Muitos beijos

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