quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Enoturismo-Vinho e Hospitalidade: O Caso do Vale dos Vinhedos.

O turismo gastronômico é um dos vários segmentos do turismo, cujos deslocamentos humanos são motivados pelo prazer e pela sensação de saciedade adquiridos através da comida/bebida e da viagem.

O enoturismo pode ser considerado como uma vertente do turismo gastronômico, pois se baseia na viagem motivada pela apreciação do sabor e aroma dos vinhos e nas tradições e cultura das localidades que produzem esta bebida. Além disso, proporciona ao turista a oportunidade de conhecer a história, cultura e tradições do local, bem como o modo de produção das viniculturas, com todas as etapas, entendendo o processo de composição daquele produto.

Dentro desse contexto, a dissertação intitulada "Vinho e Hospitalidade no Vale dos Vinhedos" objetiva analisar a temática da hospitalidade utilizando o vinho como elemento condutor para o exercício da mesma, considerando suas associações e significados e apresentar as categorias de hospitalidade identificadas na região de estudo.

A pesquisa foi realizada na região do Vale dos Vinhedos, distrito de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, reconhecida nacionalmente como uma rota turística do vinho. Abrangeu moradores, produtores de vinho, proprietários de restaurantes e hotéis, assim como turistas que vistam a região.

Os resultados obtidos demonstram que a região apresenta três categorias de hospitalidade estando dividas em: "O Vale dos vinhedos como um local hospitaleiro", na qual a hospitalidade é vista a partir do espaço físico e dos habitantes; "O sentido de bem receber no Vale dos Vinhedos", onde os membros participantes da vida da localidade demonstram ter diferentes entendimentos de bem receber; a última categoria traz "o significado do vinho para o Vale dos Vinhedos" apresentando os diferentes significados do vinho e sua correlação com a hospitalidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário